Estão abertas as inscrições para as OFICINAS Culturais e de Gênero para III Idade HSH.
Assuntos culturais ou de gênero não são considerados durante a elaboração de esforços para a prevenção ao HIV. Pessoas da terceira idade geralmente não se sentem confortáveis em falar de seus comportamentos sexuais ou uso de drogas para outras pessoas. Isto torna difícil a procura de adultos mais velhos para participar de grupos de apoio ou encontrar grupos de apoios para compartilhar seus anseios e momentos felizes.
Muitos HSH atualmente nessa faixa etária não passaram pelos mesmos processos de coming out (assumir-se) que HSH mais jovens passam nos anos mais recentes. Muitos destes homens começaram suas vidas sexuais antes da existência do movimento gay, dos movimentos sociais de liberação sexual e afirmação de identidade gay, e nem se reconhecem nas identidades político/sociais propostas pelos setores mais politizados. Por outro lado, muitos dos primeiros ativistas do início dos movimentos homossexuais organizados dos anos 70 e 80 estão ingressando na terceira idade, tendo ainda, seja como depositário de memórias, seja por sua militância, uma contribuição imensa a dar pela promoção dos direitos humanos/sexuais da população HSH. E não podemos esquecer, de um número considerável, talvez de forma mais silente, que somente após os 50 anos de idade, após cumprirem com o script como pai, marido, homem heterossexual, decidem mudar e vivenciar desejos e vivencias homossexuais, seja com homens jovens ou de sua faixa etária.
Venham compartilhar suas experiências com outras pessoas que juntas procuram elaborar momentos POSITIVOS em seus cotidianos.
Oficinas a partir das 16:00h.
Maiores informacões sobre o Projeto - Terceira Idade:Homossexualdiade e Prevenção das DSTs/HIV/AIDS, entrar em contato com Vagner de Almeida e Juan Carlos Raxach na ABIA - tel: 21- 22231040 / 81070109
e-mails: vagner.de.almeida@gmail.com
juancarlos@abiaids.org.br
abia@abiaids.org.br
e-mails: vagner.de.almeida@gmail.com
juancarlos@abiaids.org.br
abia@abiaids.org.br
Parabéns pela iniciativa inovadora. Desejo MUITO sucesso! Fernando
ResponderExcluir(postado para Neno Ferreira)
ResponderExcluirNENO: Vagner nao consigo postar no blog
O envelhecimento para o gay é uma realidade dificil pois gays e lésbicas, muitas vezes não têm filhos,esposas, e nem a boa vontade de outros familiares que nem sempre vêem o homossexualismo como uma coisa comum. “Normal-mente, o que ocorre é que homossexuais com mais idade sustentam rapazes mais novos que só visam a parte finaceira e só pensam em ser bancados como se o gay mais velho não serviçe mais para nada.
Os homossexuais mais jovens teriam muito a agradecer aos mais velhos que abriram caminhos para que hoje possam desfrutar de paradas, bares, saunas e o mundo esteja um pouco mais apto à presença de cidadãos e cidadãs homossexuais. Temos muito que valorizar as experiências acumuladas pelos velhos e anciões. Mas pena que os homossexuais nem sempre estão preparados para envelhecer.
É preciso que todos tenham a clareza e sapiência que a velhice, assim como a bissexualidade e homossexualidade não são doenças, mas um fator inerente à vida de seres vivos e que todos um dia estarão lá também.