quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Geração de Gays Idosos e seus enfrentamentos na sociedade moderna global!

Foto: Vagner de Almeida - Rio de Janeiro 1* de Dezembro 2011

Gays idosos sofrem mais riscos de viverem solitariamente 

Em levantamento da ONG Stonewall, ativistas alertam para os cuidados a serem tomados e preveem uma crise na saúde e moradia para essa população.

Ben Summerskill: "Milhares de gays estão envelhecendo sem apoio de suas famílias e sentindo a falta de estrutura, que pessoas heterossexuais desfrutam."


Homens e mulheres gays da Grã-Bretanha têm muito mais probabilidade de acabarem vivendo sozinhas, e têm menos contato com suas famílias ao longo da vida, do que as pessoas heterossexuais, segundo o inovador relatório, que levanta questões importantes sobre como a sociedade responde às suas necessidades.


O relatório, o primeiro sobre o assunto, tem implicações para GPs, saúde e serviços sociais, num momento em que a população da Grã-Bretanha está ficando mais velha. Estima-se que há um milhão de lésbicas, gays e bissexuais na Grã-Bretanha, por volta dos 55 anos de idade.

A pesquisa, encomendada pelo grupo Stonewall, descobriu que homens mais velhos, gays e bissexuais, têm até três vezes mais probabilidade de ficarem solteiros, em comparação com homens heterossexuais.


Pouco mais de um quarto de gays e bissexuais, e metade das mulheres lésbicas e bissexuais têm filhos, em comparação com cerca de nove em cada 10 homens e mulheres heterossexuais. Eles também têm menos probabilidade de ver os membros de sua família biológica regularmente. Menos de um quarto das pessoas LGBTs veem seus familiares biológicos pelo menos uma vez por semana, em comparação com mais da metade das pessoas heterossexuais, de acordo com o levantamento feito com 1.050 heterossexuais e 1.036 pessoas LGBTs, com idade superior a 55 anos.


"Esta pesquisa pioneira, confirma o que já sabíamos intuitivamente, que há centenas de milhares de gays e lésbicas envelhecendo sem a mesma estrutura e apoio familiar que muitas pessoas heterossexuais desfrutam", disse
Ben Summerskill, presidente-executivo da Stonewall. "Muitas vezes, é porque suas famílias os deserdou apenas por conta de sua orientação sexual."

A iminente perspectiva de solidão, é um tema recorrente entre os entrevistados do relatório. "Como gay, eu me sinto triste com as minhas perspectivas de encontrar conforto emocional e apoio", disse Michael, 60 anos, aos jornalistas.


Paul, 59 anos, disse: "Minha homossexualidade me faz menos ligado a minha família biológica."


As perspectivas de uma velhice solitária, é a explicação, segundo a pesquisa, do porque as pessoas LGBTs são consistentemente mais ansiosas, sobre o envelhecer, do que as pessoas heterossexuais.


Com redes de apoio diminuídas, em comparação com seus pares heterossexuais, eles são mais propensos a confiar em serviços de apoio formal à medida que envelhecem. O relatório do grupo Stonewall, encontrou quase duas vezes mais chances dessas pessoa contarem com serviços externos, como clínicos gerais e serviços sociais, em comparação as pessoas heterossexuais. Mas muitos temem que os serviços não atendam às suas necessidades. Três em cada cinco não estão confiantes de que os serviços de apoio irão satisfazer as suas necessidades.


Cerca de 72% das pessoas LGBTs disseram que estavam preocupadas com a perspectiva de necessitarem de cuidados mais tarde, em comparação com 62% de pessoas heterossexuais. Metade deles disseram que estavam preocupados com moradia em comparação com 39% das pessoas heterossexuais, enquanto 69% estavam preocupados com sua saúde em comparação com 59% de pessoas heterossexuais.


Frank, 64 anos, disse: "Eu me preocupo em meu parceiro adoecer ou morrer, e de deixá-lo sozinho, se eu morrer primeiro."


James, 55 anos, disse: "Ser gay e ficando mais velho é como não ser gay e ficar mais velho, no entanto, as dificuldades são maiores."


Seus medos são agravados por seu estilo de vida. Os gays são muito mais propensos a beber álcool regularmente, tomar drogas e tem um histórico maior de problemas de saúde mental, do que as pessoas heterossexuais.


Mas, apesar dessas preocupações, muitos se sentem desconfortáveis em revelar sua sexualidade para aqueles que trabalham nos órgãos de saúde pública e de setores de apoio. Quase metade disse que seria desconfortável ter um cuidador de pessoal em casa, e um terço se sentiria desconfortável tendo que sair e ter um cuidador pago.


"Pela primeira vez, esta geração de gays idosos, mostram desejo de serem tratados com mais respeito por ambos os prestadores de serviços, públicos e comerciais", disse Summerskill.


"Eles querem ser capazes de compartilhar um quarto num lar de idosos, ou de apoiar seus parceiros em estágio terminal, como qualquer outra pessoa."


Summerskill expressa a preocupação de que, os sistemas de apoio da Grã-Bretanha falhem em reconhecer que nem todos os casais são iguais.


■ 40% dos gays e bissexuais masculinos, com mais de 55 anos, são solteiros, em comparação com 15% dos homens heterossexuais.


■ 41% das lésbicas, gays e bissexuais com mais de 55 anos, vivem sozinhos, em comparação com 28% dos heterossexuais.


■ 8% das lésbicas, gays e bissexuais com mais de 55 anos, veem os membros de suas famílias algumas vezes por semana, em comparação com 21% de pessoas heterossexuais.


■ 15% das lésbicas, gays e bissexuais com mais de 70 anos, trabalham, em comparação com 6% de pessoas heterossexuais.


■ 9% das lésbicas, gays e bissexuais com mais de 55 anos, têm tomado drogas no último ano, em comparação com 2% de pessoas heterossexuais.
Maiores informacões sobre o Projeto - Terceira Idade:Homossexualdiade e Prevenção das DSTs/HIV/AIDS, entrar em contato com Vagner de Almeida e Juan Carlos Raxach na ABIA - tel: 21- 22231040 / 81070109
e-mails: vagner.de.almeida@gmail.com
               juancarlos@abiaids.org.br
               abia@abiaids.org.br

 

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Quando nos apercebemos do sentido da vida, metade dela já passou!

 Quando nos apercebemos do sentido da vida, metade dela já passou!
Aprecie a viagem; não há bilhete de volta!


Por: George Carlin sobre envelhecer
 


Você sabia que a única época da nossa vida em que gostamos de ficar velhos é quando somos crianças? Se Você tem menos de 10 anos, Você está tão excitado sobre envelhecer que pensa em frações.

Quantos anos Você tem? Tenho quatro e meio! Você nunca terá trinta e seis e meio. Você tem quatro e meio, indo para cinco! Este é o lance!

Quando Você chega à adolescência, ninguém mais o segura. Você pula para um número próximo, ou mesmo alguns à frente. 'Qual é sua idade?'

'Eu vou fazer 16!' Você pode ter 13, mas (tá ligado?) vou fazer 16 porra!


E aí chega o maior dia da sua vida!  Você completa 21! Até as palavras soam como uma cerimônia: VOCÊ ESTÁ FAZENDO 21. Uhuuuuuuu!

Mas então Você , 'se torna' 30. Ooooh, que aconteceu agora? Isso faz Você soar como leite estragado! Êle 'se tornou azedo'; tivemos que jogá-lo fora.  Não tem mais graça agora, Você é apenas um bolo azedo. O que está errado?  O que mudou?

Você COMPLETA 21, Você 'SE TORNA' 30, aí Você está 'EMPURRANDO' 40. Putz! Pise no freio, tudo está derrapando! Antes que se dê conta, Você CHEGA aos 50 e seus sonhos se foram..

Mas, espere! Você ALCANÇA os 60. Você nem achava que poderia!

Assim, Você COMPLETA 21, Você 'SE TORNA' 30, 'EMPURRA' os 40, CHEGA aos 50 e ALCANÇA os 60.

Você pegou tanto embalo que BATE nos 70! Depois disso, a coisa é na base do dia-a-dia; 'Estarei BATENDO aí na 4ª.. feira!'

Você entra nos seus 80 e cada dia é um ciclo completo; Você bate no lanche, a tarde se torna 4:30; Você alcança o horário de ir para a cama. E não termina aqui. Entrado nos 90, V. começa a dar marcha à ré; 'Eu TINHA exatos 92.'


Aí acontece uma coisa estranha. Se Você passa dos 100, Você se torna criança pequena outra vez. 'Eu tenho 100 e meio!'

Que todos Vocês cheguem a um saudável 100 e meio!!

COMO PERMANECER JOVEM

Livre-se de todos os números não-essenciais. Isto inclui idade, peso e altura. Deixe os médicos se preocupar com eles. É para isso que Você os paga.

Mantenha apenas os amigos alegres. Os ranzinzas, os que só reclamam da vida só deprimem.

Continue aprendendo. Aprenda mais sobre o computador, ofícios, jardinagem, seja o que for, até radio-amadorismo. Nunca deixe o cérebro inativo. 'Uma mente inativa é a oficina do diabo. Trabalhe, estude! E o nome de família do diabo é ALZHEIMER.

Aprecie as coisas simples.

Ria sempre, alto e bom som! Ria até perder o fôlego.

Lágrimas fazem parte. Suporte, queixe-se e vá adiante.  As únicas pessoas que estão conosco a vida inteira somos nós mesmos. Mostre estar VIVO enquanto estiver vivo.

Cerque-se daquilo que ama, seja família, animais de estimação, coleções, música, plantas, hobbies, seja o que for.  Seu lar é seu refúgio.

Cuide da sua saúde: se estiver boa, preserve-a. Se estiver instável, melhore-a. Se estiver além do que Você possa fazer, peça ajuda.

Não 'viaje' às suas culpas. Faça uma viagem ao shopping, até o município mais próximo ou a um país no exterior, mas NÃO para onde Você tiver enterrado as suas culpas.

Diga às pessoas a quem Você ama que Você as ama, a cada oportunidade.

E LEMBRE-SE SEMPRE:

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração.

A jornada da vida não é para se chegar ao túmulo em segurança em um corpo bem preservado, mas sim para se escorregar para dentro meio de lado, totalmente gasto, berrando: "PUTA MERDA, QUE VIAGEM! VIVI MUITO E MUITO BEM"  
 
 VIVA SIMPLESMENTE, AME GENEROSAMENTE, IMPORTE-SE PROFUNDAMENTE, FALE GENTILMENTE, DEIXE O RESTO PARA DEUS.


Maiores informacões sobre o Projeto - Terceira Idade:Homossexualdiade e Prevenção das DSTs/HIV/AIDS, entrar em contato com Vagner de Almeida e Juan Carlos Raxach na ABIA - tel: 21- 22231040 / 81070109
e-mails: vagner.de.almeida@gmail.com
               juancarlos@abiaids.org.br
               
abia@abiaids.org.br


terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Tempo Não Para!

Protagonista da História em Stonewall: - Foto: Vagner de Almeida - NY, 2011

Personagem histórico que esteve na luta armada contra a opressão e a homofobia na Christopher Street, no coração do Village em New York.
No dia 28 de junho de 1969, pela primeira vez um grupo organizado de gays e lésbicas se juntam em uma marcha histórica desde Washington Square até Stonewall e lá surge o primeiro e um dos mais importantes MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO LGBT.
Hoje na III Idade esses cidadãos revolucionaram o que chamamos de Movimneto Social LGBT do presente.

Não percam as Oficinas da III Idade HSH da ABIA - Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS.
Maiores informacões sobre o Projeto - Terceira Idade:Homossexualdiade e Prevenção das DSTs/HIV/AIDS, entrar em contato com Vagner de Almeida e Juan Carlos Raxach na ABIA - tel: 21- 22231040 / 81070109
e-mails: vagner.de.almeida@gmail.com
               juancarlos@abiaids.org.br
               abia@abiaids.org.br

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Gay Love Vintage

Homens que enfretaram seus relacionamentos no início do século passado
Texto: Vagner de Almeida

Com Extremistas ou não!
Com Fundamentalistas ou não!
Com Racistas ou não!
Com Nazistas ou não!
Com Homofóbicos ou não!
Com todo tipo de Intolerância ou não!
Mulheres sempre amaram outras mulheres!
Homens sempre amaram outros homens!
Homens na III Idade continuarão amar outros Homens!


http://youtu.be/h-KEximzkZ4

Abertas as inscrições para  as Oficinas da III Idade
Oficinas a partir das 16:00h com distribuição de preservativos e materiais infornativos.
Maiores informacões sobre o Projeto - Terceira Idade:Homossexualdiade e Prevenção das DSTs/HIV/AIDS, entrar em contato com Vagner de Almeida e Juan Carlos Raxach na ABIA - tel: 21- 22231040 / 81070109
e-mails: vagner.de.almeida@gmail.com
               juancarlos@abiaids.org.br
               abia@abiaids.org.br

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O Tempo passa e com ele Caminhamos todos Juntos sem parar

Foto: Vagner de Almeida 2001

 O Dia Mundial do Idoso:
Foi em 1 de outubro 1999, por recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), que se comemorou o ano internacional do idoso, em reconhecimento ao fato de que a população mundial está envelhecendo e de que isto pode significar também uma possibilidade de amadurecimento dos atos e das relações sociais, económicas, culturais e espirituais da humanidade em geral, o que pode contribuir em muito para paz e o desenvolvimento globais no século XXI.


O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, fez um apelo na época, que  todos os países  cuidem melhor dos seus idosos. No mundo, 600 milhões de seres humanos têm mais de 60 anos.

Uma pessoa envelhece lentamente  no decorrer de sua trajetória de vida.
A importância do conhecimento e da compreensão da idade na III Idade. Muitas pessoas ainda precisarão aprender a envelhecer e reconhecer as suas limitações. 
O tempo passou para todos e para alguns ou muitos se agarram no doce cansado pássaro da juventude acabam perdendo a transição harmoniosa da idade plana para a idade luz.
Quantos homens HSHs não entram nas estatíscas dos homens e mulheres contadas pelos sensos mundias? - Acabam sendo empacotados na mesma tabela hetronormativa.

ACEITE A DIVERSIDADE E CRESÇA COM SUA IDADE 

Participem das oficinas de Homens HSH na Idade Luz!

Maiores informacões sobre o Projeto - Terceira Idade:Homossexualdiade e Prevenção das DSTs/HIV/AIDS, entrar em contato com Vagner de Almeida e Juan Carlos Raxach na ABIA - tel: 21- 22231040 / 81070109
e-mails: vagner.de.almeida@gmail.com
               juancarlos@abiaids.org.br
               abia@abiaids.org.br

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CONVITE DIA 26/09/2011 - Oficina III Idade

Rapazes BEM VIVIDOS!

Vagner de Almeida, Juan C. Raxach, Veriano Terto JR - Coordenadores do Projeto III Idade
Nesta segunda-feira, dia 26 de setembro de 2011, `as 16:00h estamos iniciando as nossas atividades na ABIA - Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, na Avenida Presidente Vargas 446, 13* andar, Centro - Rio de Janeiro.
Venham compartilhar tudo que seja possível neste momento onde falar é o bem necessário. 
Assuntos culturais ou de gênero não são considerados durante a elaboração dos esforços para a prevenção ao HIV/AIDS por isso estamos abrindo esse espaço para que juntos possamos trabalhar todas as brechas ainda a serem preenchidas neste arquivo pessoal e coletivo. 
Pessoas da terceira idade geralmente não se sentem confortáveis em falar de seus comportamentos sexuais, solidão, uso de drogas para e até mesmo das travessuras, muitas vezes de risco ou não, por se sentirem pré-julgados por outros. Isto faz com que poucos adultos mais velhos procurem os grupos de apoio para que possam compartilhar seus anseios e momentos felizes. Além disso, quando procuram, são poucos os que encontram tais atividades abertas para todos os tipo de discusões e enfrentamentos.
Estamos juntos construindo esse espaço para todos.
Sejam extremamemte bem vindos e Oxalá que nos ilumine nesta empreitada.
Não é chá das 5 horas onde sentados tricotariamos o dia a dia. Vamos além dos assuntos corriqueiros e banais. Vamos falar de sexo, vida e felicidade na era do HIV/AIDS com homens que aprenderam a saborear a vida com outros homens.



Maiores informacões sobre o Projeto - Terceira Idade:Homossexualdiade e Prevenção das DSTs/HIV/AIDS, entrar em contato com Vagner de Almeida e Juan Carlos Raxach na ABIA - tel: 21- 22231040 / 81070109
e-mails: vagner.de.almeida@gmail.com
               juancarlos@abiaids.org.br
               abia@abiaids.org.br

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Oficinas Culturais e de Gênero para III Idade HSH

  CONVITE


Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais e de gênero para III Idade HSH
Assuntos culturais ou de gênero não são considerados durante a elaboração dos esforços para a prevenção ao HIV/AIDS. Pessoas da terceira idade geralmente não se sentem confortáveis em falar de seus comportamentos sexuais ou uso de drogas para outras pessoas. Isto faz com que poucos adultos mais velhos procurem os grupos de apoio para que possam compartilhar seus anseios e momentos felizes. Além disso, quando procuram, são poucos os que encontram tais atividades.

Muitos HSH, atualmente nessa faixa etária, não passaram pelos mesmos processos de coming out (assumir-se) que HSH mais jovens passam nos anos mais recentes.  Muitos desses homens começaram suas vidas sexuais antes da existência do movimento gay, dos movimentos sociais de liberação sexual e afirmação de identidade gay. Tão pouco, se reconhecem nas identidades político/sociais propostas pelos setores mais politizados.  Por outro lado, muitos dos primeiros ativistas do início do movimento homossexual, organizados dos anos 70 e 80, estão ingressando na terceira idade, tendo ainda, seja como depositário de memórias, seja por sua militância, uma contribuição imensa a dar para a promoção dos direitos humanos/sexuais da população HSH. E não podemos esquecer de um número considerável, talvez de forma mais silenciosa, de homens que, somente após os 50 anos de idade, após cumprirem com o script como pai, marido, homem heterossexual, decidem mudar e vivenciar desejos e vivencias homossexuais, seja com homens jovens ou de sua faixa etária.

Venham compartilhar suas experiências com outras pessoas, para que juntos possamos elaborar momentos POSITIVOS em nossos cotidianos.


As oficinas acontecerão às 16h e o primeiro encontro já está marcado, será no dia 26 de setembro, na sede da ABIA (Av. Presidente Vargas, 446/13º andar, Centro/RJ). 


Maiores informacões sobre o Projeto - Terceira Idade:Homossexualdiade e Prevenção das DSTs/HIV/AIDS, entrar em contato com Vagner de Almeida e Juan Carlos Raxach na ABIA - tel: 21- 22231040 / 81070109
e-mails: vagner.de.almeida@gmail.com
               juancarlos@abiaids.org.br
               abia@abiaids.org.br


--

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PROCURA-SE MODELOS VOLUNTÁRIOS NA III IDADE



Estamos em busca de modelos homens “HSH”, para a campanha do Projeto “TERCEIRA IDADE, HOMOSSEXUALIDADE E PREVENÇÃO DAS DSTs/HIV/AIDS”

Venha construir juntos a história desse projeto conosco.
Seja um voluntário para a Oficina de Fotografias com rapazes mais EXPERIENTES na vida HSH.
Sua contribuição é importantíssima! 

Maiores informacões sobre o Projeto - Terceira Idade:Homossexualdiade e Prevenção das DSTs/HIV/AIDS, entrar em contato com Vagner de Almeida e Juan Carlos Raxach na ABIA - tel: 21- 22231040 / 81070109
e-mails: vagner.de.almeida@gmail.com
               juancarlos@abiaids.org.br
               abia@abiaids.org.br

INSCRIÇÕES PARA OFICINAS PARA III IDADE HSH NA ABIA


Estão abertas as inscrições para as OFICINAS Culturais e de Gênero para III Idade HSH.

Assuntos culturais ou de gênero não são considerados durante a elaboração de esforços para a prevenção ao HIV. Pessoas da terceira idade geralmente não se sentem confortáveis em falar de seus comportamentos sexuais ou uso de drogas para outras pessoas. Isto torna difícil a procura de adultos mais velhos para participar de grupos de apoio ou encontrar grupos de apoios para compartilhar seus anseios e momentos felizes.
Muitos HSH atualmente nessa faixa etária não passaram pelos mesmos processos de coming out (assumir-se) que HSH mais jovens passam nos anos mais recentes.  Muitos destes homens começaram suas vidas sexuais antes da existência do movimento gay, dos movimentos sociais de liberação sexual e afirmação de identidade gay, e nem se reconhecem nas identidades político/sociais propostas pelos setores mais politizados.  Por outro lado, muitos dos primeiros ativistas do início dos movimentos homossexuais organizados dos anos 70 e 80 estão ingressando na terceira idade, tendo ainda, seja como depositário de memórias, seja por sua militância, uma contribuição imensa a dar pela promoção dos direitos humanos/sexuais da população HSH. E não podemos esquecer, de um número considerável, talvez de forma mais silente, que somente após os 50 anos de idade, após cumprirem com o script como pai, marido, homem heterossexual, decidem mudar e vivenciar desejos e vivencias homossexuais, seja com homens jovens ou de sua faixa etária.
Venham compartilhar suas experiências com outras pessoas que juntas procuram elaborar momentos POSITIVOS em seus cotidianos.

Oficinas a partir das 16:00h.
  Maiores informacões sobre o Projeto - Terceira Idade:Homossexualdiade e Prevenção das DSTs/HIV/AIDS, entrar em contato com Vagner de Almeida e Juan Carlos Raxach na ABIA - tel: 21- 22231040 / 81070109
e-mails: vagner.de.almeida@gmail.com
               juancarlos@abiaids.org.br
               abia@abiaids.org.br

Informe ABIA


Convite 
Encontro dia 12/12/2011 às 17:00h

No dia 1º de setembro, a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) deu início ao projeto “Terceira Idade, Homossexualidade e Prevenção das DSTs/HIV/AIDS”. O objetivo é o de contribuir para a diminuição da vulnerabilidade de HSH de terceira idade ao HIV e outras DSTs, com a melhora do acesso a informações corretas, atualizadas e adequadas sobre HIV/AIDS, saúde e DSTs, além de estimular a implementação de políticas e ações de saúde para esta população e criar referencias culturais positivas sobre envelhecimento e homossexualidade, resgatando a história comunitária e reforçando as redes de apoio social.
       Contamos com a participação dos interessados para discutirmos, visitarmos e conhecermos  o cotidiano de uma população HSH esquecida nos campos das intervenções sociais. Oficinas, talk shows e muitas outras atividades serão implementadas neste projeto com a participação da população alvo.
       Maiores informacões sobre o Projeto - Terceira Idade:Homossexualdiade e Prevenção das DSTs/HIV/AIDS, entrar em contato com Vagner de Almeida e Juan Carlos Raxach na ABIA - tel: 21- 22231040 / 81070109
e-mails: vagner.de.almeida@gmail.com
               juancarlos@abiaids.org.br
               abia@abiaids.org.br